Com o objetivo de gerar informações e dados úteis em prol da conservação ambiental, o Portal da Mantiqueira é um instrumento disponibilizado de forma gratuita, principalmente para municípios e parceiros, voltado à gestão de informações georreferenciadas que monitora os mais de 400 municípios que fazem parte de programas de restauração na região, como o Programa Conservador da Mantiqueira.

Além de reunir de maneira organizada os dados espaciais, o portal conta com funcionalidades e recursos que oferecem aos gestores locais, de forma gratuita, um ambiente espacial e cadastral para auxiliar na tomada de decisão e ao mesmo tempo com interface intuitiva, permitindo aos interessados coletar dados, gerar relatórios recentes e ter uma visão ampla e completa sobre restauração florestal na região.

A plataforma conta com dados territoriais como a hidrografia, as áreas de preservação permanente, os números atualizados do CAR (Cadastro Ambiental Rural), além de ferramentas geoespaciais para cadastro de áreas em processo de restauração e conservação, iniciativas de saneamento rural e cercamento para condução de regeneração natural no âmbito de programas municipais de pagamento por serviços ambientais (PSA). Gestores municipais e parceiros podem inserir informações que são fundamentais para autoridades locais e proprietários elaborarem estratégias e tomar decisões para projetos de restauração e conservação da Mantiqueira. Seguindo as orientações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), o portal possui espaço exclusivo para a inserção de dados dos projetos, bem como um espaço público para consultas gerais.

O portal é desenvolvido pela organização não governamental The Nature Conservancy, com parceria do MapBiomas, que ajuda com os dados geoespacias; o Lastrop, que auxilia com métodos e aplicações em ecologia de paisagem; e o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica para a governança da restauração.