Os principais registros e dados atualizados sobre conservação e restauração dos mais de 400 municípios que integram a Serra da Mantiqueira estarão disponíveis gratuitamente no Portal da Mantiqueira , criado com o objetivo de ser uma ferramenta funcional de gestão e monitoramento de programas e projetos de restauração na região. A ferramenta pretende auxiliar na tomada de decisão no que se refere a ações de restauração florestal.
A plataforma será alimentada pelos gestores municipais, que poderão inserir informações sobre áreas disponíveis e o status de atividades de restauração nos municípios, facilitando a identificação e o engajamento de organizações parceiras interessadas em restaurar suas propriedades. O portal também auxiliará técnicos municipais na gestão territorial, já que reunirá de maneira organizada dados espaciais de diversas instituições municipais e organizações que integram o Plano Conservador da Mantiqueira. Por meio da gestão dessas informações será possível acessar gráficos e consultar relatórios de dados. A plataforma terá um espaço reservado para a inserção de dados, de acesso exclusivo de parceiros e produtores pertencentes ao Plano Conservador da Mantiqueira, e outro de acesso livre, no qual as pessoas que tiverem interesse poderão acompanhar as informações geradas pelo site.
“O Portal da Mantiqueira é completo, com muitas funcionalidades e recursos que permitem a todos os interessados coletar dados, gerar relatórios e ter uma visão ampla e completa sobre restauração florestal de uma grande área de cobertura formada por mais de 400 municípios nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”, afirma Adriana Kfouri, gerente de restauração na Mantiqueira da TNC Brasil.
A TNC conta com alguns parceiros para a elaboração desse projeto: o MapBiomas ajuda com os dados geoespaciais; a Lastrop auxilia com métodos e aplicações de restauração; a Universidade Federal do ABC (UFABC) trabalha com métodos e aplicações em ecologia de paisagem; e o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica faz a governança da restauração.
“Ter um espaço como esse é de suma importância à sociedade e as autoridades locais que poderão se basear nas informações obtidas no Portal para a tomada de decisões e o andamento de projetos de restauração e conservação da Serra da Mantiqueira”, ressalta o Coordenador do Plano Conservador da Mantiqueira e Secretário de Meio Ambiente de Extrema-MG, Paulo Henrique Pereira.