Além da nova identidade visual programa ganha ainda mais força para sua atuação local
O Conservador da Mantiqueira, iniciativa formada por mais de 10 organizações da sociedade civil com o objetivo de contribuir para restaurar 1,5 milhão de hectares em 425 municípios, agora passa a fazer parte do Plano Conservador da Mata Atlântica, ampliando a ambição de restauração para todo esse bioma, abrangendo 3.400 municípios de 17 estados.
Esse movimento é importante para fortalecer a restauração das matas de diversas regiões para além da região da Mantiqueira. O trabalho realizado até aqui poderá ser replicado para outras áreas do Brasil. Com isso, o Conservador da Mantiqueira ganha ainda mais força para sua atuação local, recebendo apoio de mais instituições para contribuir para a criação de normas, leis e programas voltados à restauração nos municípios envolvidos.
“A nossa proposta é ampliar o leque do Plano Conservador para toda extensão da Mata Atlântica, contemplando qualquer município desse bioma. Queremos que outras localidades, que não estão na Mantiqueira, se identifiquem e participem do Plano Conservador, que segue com o mesmo objetivo de apoiar e fortalecer a rede local para criação de políticas públicas ambientais”, explica Paulo Henrique Pereira, Gestor Ambiental de Extrema (MG). “E o Conservador da Mantiqueira segue fortalecido, com uma rede ainda maior de instituições para
trabalhar em conjunto”, finaliza.
O Conservador da Mantiqueira ganha também uma nova identidade visual mais alinhada com a nova proposta de conexão com a Mata Atlântica, mas sem perder a representação da preservação ambiental, com destaque para a fauna, a flora e os recursos hídricos.