Conheça as principais ações do primeiro semestre de 2024 na região do Conservador da Mantiqueira 

16 de Julho de 2024

Várias iniciativas importantes em relação à restauração e à conservação florestal aconteceram em diversos municípios na região da Mantiqueira durante a primeira metade de 2024. Atuamos apoiando a governança local, realizando capacitações e promovendo ações que fortalecem as políticas públicas ambientais.

Em ações visando aprimorar a gestão e a proteção dos recursos hídricos, apoiamos a criação de uma legislação ambiental e organizamos uma capacitação em Salesópolis (SP), e auxiliamos a prefeitura de Bragança Paulista (SP) a reformular o decreto e o edital do Programa Águas de Bragança, garantindo que a iniciativa continue a atender às necessidades da comunidade e do meio ambiente.

Em Piracicaba (SP), além do workshop focado na reformulação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), realizamos a capacitação para o uso do Portal da Mantiqueira, nossa plataforma gratuita que facilita a gestão de informações georreferenciadas. A capacitação também aconteceu em Viçosa (MG), e será levada em breve para as fluminenses Paracambi e Miguel Pereira.

Apoiamos o Curso de Políticas Públicas para Restauração de Paisagens e Florestas na Universidade Federal de Lavras (UFLA), que buscou capacitar gestores para a elaboração de propostas de política pública que promovam a adequação ambiental de propriedades rurais. Em Extrema (MG), a sede do Conservador das Águas recebeu a visita de representantes do Comitê Federal da Bacia do Rio Paranaíba (DF, GO, MG) e do município de Antônio Carlos (MG).

Registramos avanços na governança local em três municípios mineiros (Itamonte, Baependi e Rio Pomba) por meio do Programa Pró-Mananciais, operado pelo Coletivo de Meio Ambiente (Colmeia), estando em fase de elaboração os Planos de Intervenção Prioritária (PIPs) para envio à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA). Na Zona da Mata, iniciamos a identificação de áreas para manejo adaptativo em propriedades beneficiadas pelo Projeto Conexão Mata Atlântica, buscando promover a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade agrícola.

Ações no campo

Em Atibaia (SP), o Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) – promovido pela OSCIP SIMBiOSE, no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros do ICMBio (CENAP) – reforçou a necessidade de ação conjunta em incidentes relacionados a incêndios florestais e aprimorou a coordenação entre as equipes envolvidas na resposta a situações críticas. No esforço ao combate a incêndios, a região ainda foi palco de uma capacitação para brigadistas organizada pela SIMBiOSE. A prevenção também deu a tônica no workshop que organizamos em Itamonte (MG), sobre Manejo Integrado do Fogo (MIF), em parceria com o Instituto SuperAÇÃO.

Em Joanópolis e Piracaia, no interior paulista, iniciamos a implementação de projetos de saneamento, cercamento e construção de bacias de contenção (barraginhas), que ajudam a controlar a erosão e melhorar a infiltração da água no solo.

Em Inconfidentes (MG), realizamos uma ação de plantio como reação responsável às intervenções ambientais no bioma Mata Atlântica, parte de um esforço conjunto do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes e da concessionária EPR Sul de Minas, e em Barbacena (MG), o lançamento do Projeto Piloto Conservador das Gerais mirou em estratégias de conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Ainda em Minas Gerais, entregamos insumos de cercamento nos municípios de Santa Rita de Caldas e Campestre, ação importante para a regeneração natural.

Iniciativas como estas demonstram nosso compromisso com a questão ambiental e nosso esforço em combater as mudanças climáticas. Continuaremos a trabalhar com as comunidades locais para promover o trabalho em rede, buscando a restauração e conservação dos recursos naturais. Vamos em frente que ainda temos muito a realizar este ano!

Notícias